Carregando

Perguntas Frequentes

Geradores MASE

Como proceder para ligar e desligar o gerador

  • Posicionar a chave seletora na posição 0 (desligado) e os disjuntores do sistema AC na posição OFF.
  • Verificar se o registro de entrada de água do gerador está aberto.
  • Ligar a chave seletora de baterias correspondente ao circuito de alimentação do gerador (12V).
  • Pressionar o botão ON no painel do gerador e aguardar 30 segundos até que se apaguem os LEDS vermelhos; em seguida pressionar START (nos modelos IS 2.5 ao IS 7.1)
  • Nos demais modelos de geradores o painel possui apenas botão START/STOP bastando pressionar START para ligá-lo.
  • Nos modelos IS 2.5 ao IS 7.1 acenderá o segundo LED do painel, com a indicação OUTPUT GEN, indicando que a máquina está gerando energia.
  • Para começar a utilizar o sistema AC (correspondente ao gerador) posicionar a chave seletora na posição GERADO e em seguida ligar os consumidores gradativamente.,
  • OBS : Jamais ligar o gerador com os disjuntores e a chave seletora dos consumidores na posição ON. 
  • Para desligar o gerador deve-se antes desligar todos os consumidores e colocar os disjuntores e a chave seletora na posição OFF.  
  • É recomendado que o gerador fique sem carga por cerca de 2 minutos antes de desligá-lo. 

 

O gerador funciona, mas não gera energia

Os geradores MASE são equipados com disjuntores termomagnéticos para assegurar a integridade do sistema elétrico caso haja uma sobrecarga ou curto circuito no sistema. Portanto, verificar se o disjuntor do gerador está na posição ON.

Em caso de dúvidas com relação ao disjuntor ou sua localização, consultar o manual do equipamento (colocar link p/ o manual) ou um técnico autorizado MASE. (colocar link p/ as assistências técnicas)

 

O gerador funciona, mas não puxa água

Verificar o filtro de água do gerador e a entrada de água no casco. Caso não haja obstrução, verificar a integridade do rotor da bomba d’água do gerador. Para maiores esclarecimentos consulte o manual do equipamento (colocar link p/ o manual) ou um técnico autorizado MASE. (colocar link p/ as assistências técnicas)

 

O gerador desliga e o painel indica um código

Consultar a tabela de códigos de erro no manual do equipamento (colocar link p/ o manual) e/ou consultar um técnico autorizado MASE. (colocar link p/ as assistências técnicas)

 

O painel não liga

Os geradores MASE são equipados com uma chave de emergência do sistema DC (12v), verificar se a mesma não está desligada ou entrar em contato com um técnico autorizado MASE. (colocar link p/ as assistências técnicas)

 

Manutenção periódica do gerador

  • Verificar o nível de óleo do gerador em períodos de no mínimo 10 horas, ou, antes de ligá-lo, completar o nível de óleo, se necessário. Usar o óleo recomendado pelo fabricante: 15w40 p/ motores diesel. 
  • Aplicar óleo desengripante na parte interna do gerador, tomando cuidado para não atingir o estator e os componentes elétricos. 
  • Abrir as tampas do gerador após usá-lo para eliminar a umidade no interior da máquina. 
  • Adoçar sempre o gerador em um intervalo de no máximo 50 horas ou 1 mês. 
  • Procedimento para adoçar o gerador: Retirar a mangueira de água logo após o registro localizado no casco do barco, colocando-a dentro de um balde com água para que o gerador puxe a água do interior do mesmo. Dúvidas entrar em contato a Formula Import 47-3473-0088 ou pelo e-mail assistenciatecnica@formulaimport.com.br  
  • Ficar atento ao período de revisões do gerador. (colocar link p/ o manual). 
  • OBS: Jamais introduzir mangueiras com pressão na entrada de água do gerador.

 

 

Condicionadores de Ar Mermaid

Procedimentos para ligar o condicionador de ar:

 

  • Certificar-se de que o aparelho está energizado (verificar disjuntor e chave seletora).
  • Colocar a chave seletora do painel na posição COOL ou HEAT (caso o equipamento seja equipado com ciclo reverso), ajustar a temperatura através dos botões UP/DOWN.
  • Caso o ventilador ligar e o compressor não ligar, verificar se o RESET está acionado (somente para Ar Condicionado Mermaid). Para localização da chave RESET, consultar o manual do equipamento (colocar link p/ o manual) ou consultar um técnico autorizado Fórmula Import. (colocar link p/ as assistências técnicas).
  • O painel é equipado com um circuito de proteção para o compressor, com um tempo de espera de 5 minutos.
  • O painel é alimentado com duas pilhas “AA”. Quando o painel indicar LOW BATT , as pilhas devem ser substituídas (usar somente baterias alcalinas).

 

 

Condicionadores de Ar Pompanette

Procedimentos para ligar o condicionador de ar:

  • Pressionar o botão ON no painel de controle. 
  • Ajustar a função desejada: COLL, HEAT, AWAY, AUTO. 
  • Ajustar a temperatura desejada através das teclas UP/DOWN. 

 

O compressor não aciona:

  • Verificar se o painel está configurado corretamente. (Link p/ manual do proprietário).

 

O condicionador de ar liga, mas não puxa água:

  • Verificar se há obstrução no filtro de água do condicionador de ar ou na entrada de casco.
  • Efetuar a sangria do sistema da bomba de água de arrefecimento do equipamento.
  • Para maiores esclarecimentos consultar o manual do equipamento (Link p/ manual do proprietário) ou consultar um técnico autorizado Fórmula Import (colocar link p/ as assistências técnicas).

 

O condicionador de ar não liga:

  • Verificar se o circuito de alimentação AC está funcionando. 
  • Verificar se o disjuntor correspondente ao equipamento está na posição ON 
  • Verificar se a tensão indicada no voltímetro do barco não está baixa. 

 

Dicas de conservação do equipamento:

  • Verificar periodicamente as condições do filtro de ar do condicionador de ar. Efetuar a limpeza e/ou substituir se necessário.
  • Verificar as condições do filtro de água do equipamento, se necessário efetuar a limpeza.
  • Procurar manter o equipamento lubrificado e limpo, prolongando sua vida útil.
  • Utilizar somente peças originais p/ um perfeito funcionamento do produto, fazer as revisões periódicas somente com assistência técnica autorizada (colocar link p/ as assistências técnicas).
  • Todo o equipamento acompanha o manual de instruções, caso necessitar uma segunda via, entrar em contato com a Formula Import 47-3473-0088 ou pelo e-mail assistenciatecnica@formulaimport.com.br